Isolamento, mudanças de hábitos, perda de interesse pelo que gostava, baixo desempenho no trabalho ou escola, frases como “quero desaparecer” ou “preferia estar morto”, são sinais que podem indicar necessidade de ajuda.
E essa ajuda pode vir de um parente, professor, amigo, colega de trabalho e também dos voluntários do CVV – Centro de Valorização da Vida. O atendimento é pelo fone 188 e totalmente sigiloso. É gratuito e funciona 24 h. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, pelo site www.cvv.org.br No site estão disponíveis vídeos feitos em parceria com a UNICEF, sobre a importância da Prevenção. Todos podem utilizá-los!
Doação de órgãos
A doação de órgãos é um gesto de solidariedade e amor ao próximo que pode salvar muitas vidas. Uma única pessoa pode beneficiar até 8 pessoas com a doação de órgãos e inúmeras outras com tecidos.
Para ser doador, é fundamental avisar a família sobre essa vontade, pois são os familiares que autorizam a doação após a confirmação da morte encefálica. Ao conversar com seus familiares sobre o assunto, você contribui para que mais pessoas tenham esperança e qualidade de vida.
Converse com sua família. Diga: “Eu sou doador(a)”.
Esse simples gesto pode fazer toda a diferença.
Doe órgãos. Doe vida.