ABRIL: Mês da conscientização sobre o autismo e prevenção dos acidentes no trabalho
Autismo
Este é o mês que marca a conscientização sobre o transtorno do espectro autista. Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU cerca de 1% da população mundial é portadora de autismo, uma patologia que pode ser identificada já nos primeiros meses de contato do bebê.
O diagnóstico prévio é fundamental. Trata-se de um transtorno no desenvolvimento da criança caracterizado no desenvolvimento de habilidades comunicativas, sociais e cognitivas. Em muitos casos pode existir dificuldades de coordenação motora e de atenção. O problema é determinado por especialistas, mas algumas reações como por exemplo, fisionomia pouca expressiva, não se reconhecer ao ser chamada pelo nome, ter comportamentos muito repetitivos são algumas delas e que devem ser discutidas com o médico que acompanha a criança.
Além dos cuidados exigidos, um aspecto é fundamental: o respeito às limitações do paciente.
Cuidado no trabalho
Também durante abril, diversas campanhas de conscientização são realizadas para destacar a importância da segurança no local de trabalho e para promover práticas seguras entre os trabalhadores e empregadores. É importante ressaltar que a prevenção de acidentes de trabalho não deve ser limitada apenas ao mês de abril, mas sim integrada como uma prática contínua na vida diária.